As cores do outono japonês

As estações são bem demarcadas no Japão e, embora a primavera seja muito conhecida pelas flores de cerejeira (sakura), uma das mais bonitas do ano é o outono, quando as folhas das árvores mudam de verde para tons avermelhados.

Assim como existe o hanami (a contemplação do sakura), o mesmo acontece com as folhas vermelhas. Isso é chamado de koyo. A natureza presenteia o Japão (e os turistas) de meados de setembro, começando por Hokkaido, ao norte, até o final de novembro, quando os tons amarelados chegam em Kyoto. A mudança varia de acordo com a região e em alguns lugares ficam até meados de dezembro.

Dentre os diferentes tipos de folhas, a preferida é o momiji. Encontrado em diversos locais do país, entre jardins, templos, parques nacionais e até nas cidades, são muito apreciadas por seu formato e pelo vermelho brilhante que adquirem nesta época do ano.

Uma das melhores formas de ver de perto a beleza do koyo é por trilhas em montanhas e parques nacionais, embora muitos jardins e templos se preparem com decorações e iluminação específica e merecem ser visitados.

Na ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão, o parque nacional Daisetsuzan é um dos primeiros lugares do país a ter as folhas avermelhadas. A mudança começa nas regiões de montanha e em algumas semanas chega nas áreas mais baixas. Ainda na mesma ilha, outros lugares que merecem apreciação é o parque nacional Shiretoko e o Onuma Park.

No norte de Honshu, a maior ilha do país, um dos melhores locais é o Lake Towada, em Aomori. Trilhas nos arredores são uma ótima escolha para quem quer ver de perto e com calma as folhas. A região das montanhas de Hachimantai são outra boa pedida e guardam vista incríveis.

Para quem está em Tokyo, vale conhecer o jardim Rikugien, mas se tiver um pouco mais de tempo, a região dos 5 lagos, aos pés do Monte Fuji é espetacular. Ter na mesma foto as folhas de outono e um dos principais cartões postais do Japão não exige maiores explicações.

Kyoto é sempre uma grata surpresa em qualquer época do ano. No outono os templos Kyomizudera e Tofukuji ganham um toque especial e Arashiyama ganha um colorido lindo que se mistura aos templos escondidos nas montanhas e aos passeios de barco.

O sul do país é a última região a receber o tapete vermelho. Nessa região o koyo começa apenas em meados de novembro, podendo se estender até meados de dezembro.

(Imagem: autumn in Sapporo | Crédito: humbletree via Visual hunt)