Fushimi Inari Taisha, o templo dos mil tooris

Fushimi Inari Taisha é uma das principais atrações de Kyoto. São milhares de tooris alaranjados e enfileirados que seguem por trilhas floresta a dentro. O caminho leva ao topo do sagrado Monte Inari e tanto o monte quanto o santuário são dedicados à Inari, o deus do arroz e da prosperidade.

Vencedor por mais um ano do Travellers Choice do TripAdvisor, categoria pontos de referência do Japão, e entre os 25 melhores pontos de referência do mundo, o local faz jus aos prêmios. Recebe milhões de turistas por ano, que levam cerca de 2 horas para percorrer os 4km da entrada até o topo. Pelo caminho, uma porção de pequenos santuários e esculturas de raposas, consideradas as mensageiras do deus Inari.

Os tooris são doações de pessoas ou empresas para agradecer o sucesso alcançado e seus nomes ficam gravados em cada peça. O valor varia conforme o tamanho e pode chegar a mais de um milhão de ienes. Destaque para o enorme toori que fica logo na entrada e que foi doado por Toyotomi Hideyoshi, um importante personagem da história do Japão e responsável pela unificação do país no século XVI.

No percurso também se encontram alguns restaurantes. Uma das especialidades servidas é o inarizushi, um saquinho feito com tofu frito e recheado com arroz. Outro prato comum é o kitsune udon (udon da raposa), massa japonesa grossa servida em caldo e coberta por tofu frito.

O Fushimi inari Taisha fica aberto o ano todo e a entrada é gratuita. O acesso é pela estação Inari, na JR Nara Line, apenas duas paradas da estação central de Kyoto. Ao passar pelas catracas, você já verá o grande toori que marca a entrada do santuário.

(Imagem: School girls in the path of the thousands torii | Crédito: koalie via VisualHunt)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>