Hanabi, um show de fogos de artifício

Hanabi é a palavra em japonês para fogos de artifício (hana = flor | hi ou bi = fogo). Literalmente, seria flor de fogo, que é o que vemos quando eles explodem. É uma prática muito comum no Japão, especialmente no verão, quando festivais se espalham e iluminam o céu de todo o país.

Os chineses descobriram a pólvora, que foi introduzida no Japão pelos portugueses, no século XVI. Na Era Edo (1603-1868), os fogos de artifícios foram encarados como arte e aperfeiçoados em suas cores e formatos. Esse processo continuou no período Meiji, com a importação de novos produtos.

Hoje, o Japão tem fogos de artifício nas mais variadas formas, tamanhos e cores, incluindo desenhos de coração, animais e até personagens de desenhos. É, de fato, uma explosão de encher os olhos!

Os hanabi taikai (festival de fogos de artifício) acontecem geralmente próximos ao mar ou rios e atraem muita gente. Os japoneses vestem seus yukatas (quimonos de verão), se juntam para fazer piqueniques ou entram nas filas das barraquinhas de comida. O importante é chegar cedo para garantir um lugar que tenha boa visão para o show pirotécnico.

São centenas de festivais pelo país e entre os principais estão o Sumidagawa Hanabi, um dos mais antigos e famosos, realizado às margens do Rio Sumida, em Tokyo. O Omagari Hanabi Takai é considerado um dos melhores shows, sendo uma competição das melhores equipes do Japão. O evento com os maiores fogos de artifício é, provavelmente, o Nagaoka Matsuri Hanabi Taikai, que acontece na província de Niigata e o Miyajima Hanabi Taikai é realizado em um dos cartões postais do país, ao redor do santuário Itsukushima e o toori de Miyajima. Outros que também valem a pena ver é o Kanagawa Shimbun Hanabi Taikai e o Kawaguchiko Kojo-sai.

A grande maioria dos festivais são realizados nos meses de julho e agosto, o verão japonês, entretanto é possível encontrar alguns em outras épocas. Diferente do Brasil, não há shows pirotécnicos em comemoração à virada do ano.

(Imagem: rainbowns and fireworks | Crédito: arcreyes [-ratamahatta-] via VisualHunt.com)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>