Hinamatsuri, o dia das meninas no Japão

Também conhecido como Festival das Bonecas, o Hina Matsuri (ou dia das meninas) é uma tradição antiga do Japão que é celebrada todos os anos em 3 de março e, como o nome diz, homenageia as meninas.

O festival tem origem em um ritual antigo, o Hina Nagashi, celebrado na mesma data. As bonecas eram de papel e acreditava-se que elas atraíam os maus espíritos. Estas eram colocadas em barcos de palha e levadas pela correnteza dos rios, assim protegiam suas donas por levar o mau embora. Esse costume quase não é mais visto no Japão.

Com o passar do tempo, as bonecas se transformaram em objetos luxuosos. Geralmente feitas de madeira e vestindo trajes de seda no estilo da família imperial do Período Heian (794 – 1192), viraram peças decorativas e chegam a custar mais de mil dólares. O conjunto todo é composto por 15 peças, que representam a corte imperial, dispostas em um altar de 7 andares coberto por um pano vermelho. No primeiro deles, sempre o Imperador e a Imperatriz. Nos andares seguintes ficam outros personagens como damas da corte, músicos, ministros, samurais e objetos decorativos relativos à época.

É comum que as bonecas sejam presenteadas pelos avós no primeiro aniversário de uma menina. O conjunto pode também ser considerado um bem de família e ser passado de geração para geração. Apesar da grande mudança no formato, a intenção do ritual permanece a mesma: proteger as meninas e afastar o mau.

Alguns dias antes do 3 de março esse altar é montado nas casas japonesas. Na data do festival a menina pode convidar seus amigos para virem a sua casa e fazer apresentações musicais. A tradição diz que deve ser servido o shirozake, uma bebida de arroz fermentado sem teor alcoólico, e o hina arare, biscoitos cobertos de açúcar colorido. Outras comidas apreciadas nesta data são o sakura mochi, bolinho de arroz envolto por uma folha de cerejeira, e o hishimochi, bolinho de arroz em camadas coloridas – rosa, branco e verde.

(Imagem: The Japanese Doll Festival | Crédito: coniferconifer via Visual hunt)