Hotel cápsula no Japão

Os japoneses vivem inventando coisas diferentes. Uma delas é o hotel cápsula, uma opção de acomodação compacta e barata para uma noite. A ideia surgiu na década de 70 e se tornou bastante popular nas cidades grandes, além de ser uma boa solução para a falta de espaço que o país rotineiramente vive.

Foi criado para acomodar aqueles que perdiam o último trem ou para quem exagerava um pouco na bebida e não tinha condições de voltar para casa. Por ser diferente, acabou se popularizando e se tornando atração turística. Hoje, os hotéis cápsula recebem o mais variado público.

Os "quartos" têm cerca de 2m de comprimento e 1m de altura e de largura e ficam enfileirados, um ao lado do outro, e empilhados em dois andares. Parece bem pequeno, mas é espaço suficiente para se sentar na cama sem bater a cabeça no teto. É como se fosse a cama debaixo de uma beliche. Claustrofóbicos e pessoas com mais de 1,90m, porém, podem não se sentir tão confortáveis. Cada cápsula geralmente tem tv, tomada, ar condicionado e wi-fi.

Ao chegar, os sapatos ficam em armários específicos, assim como as bagagens. Malas grandes que não couberem no armário ficam na recepção. No momento do check in os hóspedes recebem um pijama e pantufa, que devem ser utilizados dentro das dependências do hotel.

Os banheiros são compartilhados e seguem o estilo japonês. O banho é coletivo, sentado em um banquinho e a água vem por uma mangueira. Logo após, uma imersão no ofuro (banheira com água quente) para relaxar. A privacidade aqui é um pouco diferente. Esse talvez seja o maior desafio para os brasileiros que se hospedam nestes hotéis.

A maioria recebe apenas homens, mas como os hotéis cápsula vêm se tornando cada vez mais turísticos e as mulheres também vêm ganhando mais espaço no mercado de trabalho, alguns já abriram as portas para o público feminino. Estes têm andares apenas para as mulheres, onde a entrada de homens é proibida.

É uma proposta diferente de hospedagem. Não espere o conforto de um hotel convencional, mas sim uma nova e inusitada experiência por uma noite.

(Imagem: capsule inn akihabara | Crédito: maurizio.mwg via Visual hunt)