Jidouhanbaiki, as máquinas automáticas do Japão

As máquinas automáticas do Japão

Uma vez no Japão, você logo vai perceber que muita coisa se resume em: tecnologia, velocidade e praticidade. Não há melhor exemplo para isso que o shinkansen, o trem-bala que cruza o país de norte a sul com rapidez. Mas esses pilares também podem ser percebidos em atividades simples do dia a dia como comprar uma água.

Jidouhanbaiki pode ser traduzido como máquina automática de venda e elas estão por todo lado. Nas grandes avenidas, nas ruazinhas mais escondidas, nas estações de trem, nos templos, ao lado de plantações de arroz e até lá no topo do Monte Fuji. São mais de 5 milhões de máquinas espalhadas pelo país, sempre abastecidas e bem conservadas.

Você com certeza já viu máquinas de refrigerante no Brasil, aquelas em que você coloca moedas ou notas e a latinha cai em instantes. No Japão a ideia é a mesma, mas em um nível de evolução surpreendente. Além de bebidas geladas em uma variedade incrível, também tem café e chocolate, ambos quentinhos e saindo pela mesma porta das opções frias. Tem sopa enlatada, cigarro, sanduíches, macarrão instantâneo, sorvetes, bananas e coisas mais inusitadas como guarda-chuvas, gravatas e até brinquedinhos de sex shop.

As diferenças com as brasileiras não param por aí. Em solo nipônico, o pagamento pode ser feito em moedas (e como é fácil gastar dinheiro nessas maquininhas) ou, dependendo da máquina, com o cartão pré-pago de transporte. Sim, o mesmo que você usa para pegar o metrô também paga as suas compras.

E tem mais! Em algumas estações de grandes cidades tem uma jidouhanbaiki mais tecnológica. O visor é uma tela touch screen e um sensor identifica o sexo e faixa etária do cliente e, combinando o horário e a temperatura do dia, sugere a bebida mais adequada. Aí você escolhe se aceita a indicação ou não.

Já percebeu que sede ou fome (e até umas comprinhas) não é problema no Japão, né? Basta achar uma maquininha onde estiver, escolher, pagar e pronto. Simples, rápido e fácil assim!

(Imagem: Vending machine no Japão | Crédito: nate2b via Visual hunt / CC BY-NC-ND)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>