Melhor época para ir ao Japão

Toda vez que vamos viajar essa pergunta surge. Qual a melhor época? Para o Japão não é diferente.
O país tem as quatro estações muito bem definidas, o que gera uma grande diferença de experiências e expectativas dependendo da época escolhida.

primavera

A primavera (março – maio) costuma ser a queridinha, afinal é quando as sakuras (flor de cerejeira) desabrocham e os japoneses saem de casa para o hanami, a observação das flores, que tem um profundo significado para eles. Apesar de ser a estação em que a neve vai embora e os casacos pesados ficam em casa, para padrões brasileiros ainda é friozinho.

Já no verão (junho – agosto), pode preparar a mala só com roupas leves (mulheres: decotes e barriga de fora não são comuns no Japão) e prepare-se para o clima quente, abafado e úmido. Uma ótima época para conhecer as praias ou escalar o Monte Fuji, que só tem as trilhas abertas 2 meses no ano.
Aproveite para ver o hanabi (shows de fogos de artifício) e conhecer o bon odori (dança folclórica típica), o festival obon (em homenagem às almas dos ancestrais) e o toro nagashi (lanternas de papel flutuando no rio para guiar os espíritos). Agosto é o mês de férias e alta temporada, então as atrações podem estar mais cheias.

O outono (setembro – novembro) é abençoado com as paisagens. O verde das árvores cede lugar aos tons de vermelho, laranja e amarelo e os japoneses vão aos parques e às montanhas para apreciar as cores da estação.
Isso é conhecido como momijigari e é uma das épocas mais bonitas no Japão. Participe também do tsukimi, o festival de observação da lua, bastante tradicional. As temperaturas voltam a cair e brasileiros já consideram esses meses bem gelados.

Se o que você procura é frio, o inverno (dezembro – fevereiro) é a sua estação. Termômetros perto dos zero graus não é novidade, as cidades e a paisagem ficam branquinhas e as estações de esqui lotadas.
O festival de neve, em Sapporo, é famoso no mundo todo por suas esculturas de gelo. O inverno ainda tem uma comemoração super importante: o oshougatsu, as boas-vindas ao novo ano, e todos os seus rituais e tradições.

Não importa a época do ano escolhida, você sempre vai encontrar festivais, comidas deliciosas e muitas atrações para encher o seu roteiro.

(Imagem: Sakura | Crédito: Yoshikazu TAKADA via Visual hunt / CC BY)
(Imagem: Colorful fireworks over water | Crédito: visualhunt.com)
(Imagem: Maple Autumn Japan | Crédito: visualhunt.com)
(Imagem: snow festival 2009 | Crédito: hirotomo via Visual Hunt / CC BY-SA)

Post relacionados:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>