Novo Trem-Bala N700S

No dia 1 de julho de 2020 o Japão inaugurou o novo trem-bala N700S que faz o trajeto entre Tokyo e Osaka. Após 13 anos, a companhia ferroviária JR realizou uma mudança completa no modelo do trem-bala. Este novo trem-bala foi desenvolvido com a mais alta tecnologia. O S do N700S significa “Supreme” (Supremo), justamente por ter sido desenvolvido para proporcionar uma melhor qualidade, assim como maior segurança, estabilidade e conforto aos passageiros.

A série N700S será operada pelos trens-balas “Nozomi”, “Hikari” e “Kodama”. As pessoas que possuem o Japan Rail Pass, poderão usufruir desta nova série nos trens-balas “Hikari” e “Kodama”. Informações sobre as operações deste novo trem-bala, assim como a de outros trens-balas da linha Tokai JR são publicadas no Twitter oficial da JR Tokai (@JRC_Shinkan_jp).trem-n700s-fundo-monte-fuji

trem-n700s

O que tem de novo

Primeiro sistema de bateria nos trens-balas do mundo

Em casos de queda de energia por conta de desastres naturais assim como terremotos, a bateria de íons de lítio possibilitará que o trem se mova sem a necessidade de energia até um local mais seguro.

Segurança

Para maior segurança, profissionais especializados estarão monitorando 24 horas os trens-balas, além disso, foi desenvolvido um novo sistema de freio automático para auxiliar na frenagem. O número de câmeras também aumentou de duas para quatro ou seis em cada vagão e as imagens das câmeras serão enviadas automaticamente para o centro de comando.

Design Interior

• O painel que exibe as informações dentro do trem ficou maior e com uma melhor resolução, facilitando, assim, a visualização do local onde a pessoa se encontra e o destino.

painel de informacoes.jpg

• Wi-Fi gratuito em todos os vagões
wi-fi -trme-bala-n700s.jpg

• Iluminação no compartimento de bagagens antes de chegar às estações, evitando que os passageiros esqueçam suas bagagens
iluminacao-1.jpg

• Tomadas para aparelhos eletrônicos em todos os assentos
tomadas.jpg

• Banheiros mais espaçosos e com melhor iluminação
bnaheiros.jpg

• Espaço para guardar as malas que estão localizados próximos as portas de embarque e desembarque dos trens (apenas nos vagões ímpares, exceto o 1° e 11°)
malas-n700s.jpg

• Sala para fumantes
sala-fumantes.jpg

• Sala para descanso que pode ser utilizada também para cadeirantes
sala-descanso

Vagão Green

Os assentos ficaram mais confortáveis, sendo possível uma maior reclinação das poltronas. O espaço entre as poltronas e o apoio para os braços e pés também ficaram mais amplos. Além disso, na Classe Green há um painel no qual o passageiro poderá acender a iluminação do assento e ativar o aquecedor para os pés. Todas essas modificações foram pensadas para que o passageiro, tenha mais conforto e comodidade mesmo em viagens de longa distância.

vagao-green.jpg

Vagão Comum

Os assentos do vagão comum também estão mais confortáveis, permitindo reclinar tanto o apoio das costas como a parte do assento. No 11° vagão, foi acrescentado dois espaços para cadeirantes. Em alguns vagões de assentos reservados foi criado um espaço para guardas as bagagens maiores que fica localizado atrás do último assento (para usá-lo é preciso fazer a reserva antecipadamente).

vagao-comum.jpg