O carnaval de Asakusa

O carnaval do Rio de Janeiro é o maior do mundo. Isso a gente já sabe. E onde acontece o maior carnaval brasileiro fora do Brasil? A resposta pode ser um tanto quanto surpreendente, mas sim, é na capital japonesa, em Tokyo.

O Brasil tem a maior colônia japonesa fora do Japão. E o país do sol nascente não fica atrás, com um grande número de brasileiros em seu território. Isso faz com que o intercâmbio cultural seja, naturalmente, algo muito presente. Por exemplo, o samba é um hobby com muitos adeptos.

O Asakusa Samba Carnival é uma dessas demonstrações. Realizado desde 1981, é o maior carnaval brasileiro fora do Brasil e um dos eventos de verão mais populares de Tokyo. Tem muito samba no pé, roupas cheias de penas, carros alegóricos e até rainha da bateria. O festival é, assim como o carioca, uma competição entre escolas de samba e chega a reunir cerca de 20 delas, com mais de 5 mil pessoas desfilando. Quem disse que japonês não sabe sambar?

Além do desfile, barraquinhas de comida e bebida japonesa e brasileira estão espalhadas pelo local. Essa é a grande sacada do evento: celebrar a união dos dois países, trazer um pouco do Brasil para o Japão e mostrar nossa cultura. E essa mistura vem dando muito certo.

O evento acontece tradicionalmente no último sábado do mês de agosto, no bairro Asakusa, na rua que passa em frente ao templo Senso-ji. A estação JR mais próxima é a Ueno Station. A partir dela, pegue o metrô até a Asakusa Station, pela Ginza Line.

(Imagem: with flowery | Crédito: OiMax via Visual hunt)