O castelo mais bonito do Japão

O castelo de Himeji é considerado o mais bonito do Japão por seu tamanho imponente e branco elegante. Não por acaso, tem em seu currículo títulos de tesouro nacional e patrimônio mundial. Além disso, é um dos 12 castelos originais do país, que nunca foram destruídos por desastres naturais ou guerras.

A primeira construção é do século XV e foi sendo aumentada e alterada conforme a mudança de clãs que dominavam a região. O castelo como vemos hoje foi finalizado em 1609, sempre com finalidade de defesa. Uma espécie de labirinto que passa por corredores murados e portões, logo na entrada do castelo, tinha a função de diminuir a velocidade e expor os invasores.

A entrada no castelo é grátis até certo ponto. A partir do portão Hishi é preciso pagar. É possível entrar no prédio principal e subir as escadas que levam aos andares superiores, cada vez menores. No último andar encontra-se um pequeno templo e também é o momento de admirar de perto os detalhes do telhado e ter uma vista aérea da área externa, labirintos, portões etc.

A visita ao Castelo de Himeji é bastante popular durante a primavera, quando as flores de cerejeira desabrocham e dão uma beleza ainda mais especial ao lugar. Tanto essa época, quanto feriados e período de férias, podem ter longo tempo de espera para entrar no prédio principal e número de visitas limitados.

O Castelo de Himeji fica a 5 minutos de ônibus ou 20 minutos a pé da JR Himeji Station, na linha JR Tokaido / Sanyo Shinkansen. De Kyoto são 55 minutos de viagem e de Tokyo, 3,5 horas.

(Photo credit: Zorac&Visar via Visual Hunt / CC BY-NC-SA)