O Dia dos Namorados no Japão

O dia dos namorados no Japão é comemorado, como em muitos lugares do mundo, em 14 de fevereiro. Também chamado de Valentine’s Day, apesar da mesma data, as tradições são bem particulares e diferente do resto do mundo.

A primeira grande diferença é que neste dia apenas os homens são presenteados com chocolates pelas mulheres. Em retribuição, as mulheres ganham seus presentes um mês depois, 14 de março, data conhecida como White Day.

Outro ponto que chama atenção é que é uma comemoração que não é exclusiva para casais apaixonados. A tradição diz que as mulheres devem presentear homens – chefes, colegas de trabalho, deescola, amigos, vizinhos, parentes e também, é claro, namorados e maridos.

Existe uma grande diferença no tipo de chocolate que é dado. O giri choco é aquele entregue por obrigação social, como presentes para o chefe ou colegas de trabalho, de escola ou vizinhos, sem grandes vínculos sentimentais. O tomo choco representa carinho e amizade por amigos próximos. O family choco, como o nome já diz, é direcionado aos parentes – pais, tios, irmãos, avós, primos etc. E o honmei choco, esse sim carrega o romantismo e é dado para a pessoa amada.

Como é de se imaginar, a data é extremamente comercial e as lojas de doces se preparam para esse grande dia. Há chocolates de todos os tipos, tamanhos, formatos e preços. É claro, os maiores e mais caros vão para pessoas especiais. Agora, se a intenção é fazer uma declaração amorosa para conquistar alguém, saia dos produtos prontos, escolha sua receita, prepare o chocolate em casa e capriche na decoração.

Todos os homens que receberam chocolates devem retribuir o presente um mês depois. A tradição manda dar chocolate branco (por isso o nome White Day), e dependendo do vínculo e do relacionamento existente os presentes trazem também ursinhos de pelúcia, flores, jantares etc.

A data veio importada do ocidente, mas os japoneses encontraram sua forma particular de comemorar de um jeito especial e muito esperado!

(Imagem: Chocolate | Crédito: via Visual hunt)