O mercado de peixes de Tokyo: Tsukiji Market

Localizado no centro de Tokyo, o Tsukiji Market é o maior mercado atacadista de peixes e frutos do mar do mundo, por onde circulam mais de 2 mil toneladas de produtos por dia. Com números e títulos tão impressionantes, não poderia deixar de ser uma das principais atrações da capital japonesa.

O primeiro mercado de peixes da cidade foi inaugurado ainda no Período Edo (1603 – 1808) com a finalidade de fornecer alimentos para o castelo. As sobras eram vendidas em um mercado próximo à ponte Nihonbashi. Em 1923, um terremoto devastou a área central de Tokyo e o mercado foi reconstruído no bairro de Tsukiji. Em 2018 ele deve mudar para a região de Toyosu.

Turistas podem conhecer o lugar, sem esquecer que é uma área de negócios. Muitos vão para comprar peixes e frutos do mar frescos para seus restaurantes, peixarias, comércios etc. Um grande evento que acontece praticamente diariamente é o leilão de atum, quando os mercadores disputam os melhores peixes. O leilão é aberto a um número limitado de visitantes (dois grupos de 60 pessoas) e começa cedo. Se você tem interesse em ver, prepare-se para estar na fila às 5 da manhã.

Além disso, é possível visitar a área atacadista, um labirinto de corredores e centenas de estandes onde é possível ver as pessoas cortando e limpando peixes e rende belas fotos. A entrada de turistas é permitida depois das 10h, para evitar que estes interfiram nas operações comerciais em seu horário de pico. Ainda assim, é preciso ter cuidado com a circulação de carrinhos e andar apenas nas áreas autorizadas. É proibido entrar no mercado com bagagens, animais domésticos, salto alto ou sapatos abertos.

Uma das melhores partes da visita é, com certeza, comer. Escolha um dos restaurantes de dentro ou da área externa para tomar café da manhã ou almoçar. Sushis frescos e da melhor qualidade são garantidos.

A estação de trem mais próxima é a Shimbashi Station, na JR Yamanote Line ou JR Keihin-Tohoku Line, que fica a 15 minutos andando. Para quem chega de metrô, A melhor opção é a Tukiji Shijo Station, na Oedo Subway Line.

(Imagem: Tsukiji Market | Crédito: Mathieu Thouvenin via Visual hunt)