O que fazer em Hakone

Hakone faz parte do Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu. É um destino bastante popular entre japoneses e turistas que querem escapar um pouco da correria de Tokyo e buscam um lugar mais tranquilo e mais conectado à natureza.

O lugar é bem conhecido pelos onsens, os banhos quentes. São dezenas deles espalhados pela região, sejam os públicos, acessíveis para qualquer pessoa, ou os que ficam nos estabelecimentos dos ryokans, acessível apenas para os hóspedes, apesar de alguns abrirem para o público em determinados horários. O onsen mais famoso de Hakone é o Yumoto.

Outro lugar que merece ser visitado é Owakudani, uma área vulcânica ativa em que é possível ver os gases saindo do chão ou borbulhando na água. Os ovos que são cozidos nela e ficam com a casca preta devido ao enxofre. Diz a lenda que comê-los lhe dá mais 7 anos de vida. A região oferece ainda belas vistas do Monte Fuji.

Outra opção para boas fotos do Fuji-san é um passeio pelo Lago Ashinoko, que pode ser feito em barcos turísticos ou em um barco pirata. Ou a viagem pelo Hakone Hopeway, um bondinho que liga a estação de Sounzan à Togendai.

Também entre as principais atrações, o Odawara Castle foi construído no século XV e é possível visitar o seu interior (apesar das construções não serem mais originais). É um ótimo local para conhecer durante a primavera e ver as flores de cerejeira.

Hakone está repleta de museus e o principal deles é o Hakone Open Air Museum. Com esculturas de diferentes estilos ao ar livre, algumas delas interativas, é uma ótima atração para todas as idades. O Hakone Glass no Mori reúne esculturas feitas em vidro e em estilo italiano, muitas expostas em um jardim lindíssimo. Já o Hakone Museum of Art concentra peças de cerâmica antiga, até o Período Edo, enquanto o POLA Museum, construído entre árvore centenárias, abrange a arte moderna e contemporânea.

São cerca de 60 – 90 minutos entre Tokyo e Hakone, dependendo do trem escolhido. A opção mais rápida para quem sai da capital é pegar o shinkansen da Tokyo Station ou da Shinagawa Station até Odawara. Outra alternativa são os trens que saem da Shinjuku Station e seguem para Odawara pela JR Shonan Shinjuku Line. O percurso de Odawara até Hakone-Yumoto não é coberto pelo JR Pass.

O Hakone Free Pass pode ser adquirido em Odawara e, além de cobrir o trecho até Hakone-Yumoto, é válido para viagens ilimitadas nos ônibus, trens, barcos e bondinhos da região, incluindo o Hakone Hopeway.

(Imagem: Lake Ashi | Crédito: Jaime Pérez via Visual hunt)