Previsão de floração de cerejeira (Sakura) para o Japão em 2019

Previsão de floração de cerejeira (Sakura) para o Japão em 2019

A flor da cerejeira japonesa, ou sakura, é considerada um símbolo de renovação, vitalidade e beleza. Durante a temporada de floração das cerejeiras, milhares de pessoas viajam para o Japão para ver o espetáculo maravilhoso dessas flores brancas ou rosas florescendo em massa.

Famílias japonesas também esperam ansiosamente por este momento. Muitos frequentam festivais de flores de cerejeira ou simplesmente desfrutam o Hanami, a tradição de ver e apreciar a beleza da flor de cerejeira.

Para planejar melhor a viagem para apreciar o Hanami é necessário entender um pouco melhor a floração das cerejeiras no Japão:

Quando é a época das cerejeiras no Japão?

O tempo médio de florescimento de sakura pode variar amplamente com base na localização geográfica dentro do Japão. Áreas com climas de inverno mais amenos produzem tempos de florescimento mais cedo. As flores geralmente abrem primeiro na região sul, e a florescência avança para o norte.

Okinawa, por exemplo, quase sempre produz as primeiras flores. O vento, a chuva e a temperatura podem fazer com que as flores apareçam mais cedo ou mais tarde que a média e podem prolongar ou encurtar a estação de floração.

Na maior parte do Japão, o aparecimento ocorre tipicamente no final de março e início de abril. Algumas áreas podem produzir flores já em janeiro.
O surgimento das primeiras flores é chamado kaika. O auge, ou mankai é a época em que a maioria das árvores está em plena floração e ocorre cerca de uma semana após o surgimento das primeiras flores. Em alguns anos, a temporada se estende até o mês de maio nas regiões ao norte.

O Hanami japonês é uma experiência marcante em uma viagem ao Japão, Temos a certeza que sua viagem será memorável com o Japan Rail Pass.

A temporada de 2019

As datas de visualização estimadas são baseadas em dados coletados em anos anteriores, especialmente nos últimos anos de 2018 e 2017, pela Japan Weather Association.

A temporada de sakura de 2019 deve chegar mais cedo do que em 2018, tanto no centro quanto no sul do Japão.

A floração da cerejeira deve começar a partir do sul, no final de março, em Kyushu, onde a temperatura começará a subir mais cedo, e as flores de cerejeira deverão florescer para o norte até o início de maio em Hokkaido.

Uma vez que você tenha decidido quanto aos locais de flores de cerejeira a serem visitados no Japão, reserve um tempinho para o Hanami, obtendo o máximo de sua experiência da floração das cerejeiras.

Por favor, verifique as atualizações da previsão de 2019, clique aqui.