Ryokan, a tradicional hospedaria do Japão

Que tal uma experiência tipicamente japonesa na sua próxima viagem ao país do sol nascente? Se você gosta de se aprofundar na cultura dos lugares que visita, se hospedar em um ryokan definitivamente deve fazer parte da sua lista quando for ao Japão.

Ryokan é uma hospedaria típica e os quartos têm chão de tatami (esteira de junco) e portas de correr feitas em madeira e papel opaco (fusama) ou de tramas de madeira cobertas por papel translúcido (shoji). Ao centro, uma mesa baixa e o mais curioso é que não tem camas. Os hóspedes dormem em futons, uma espécie de acolchoado, que fica guardado nos armários e são postos diretamente sobre o tatami na hora de dormir, pelos staffs do local. Os banheiros dos quartos costumam ser no estilo ocidental, porém alguns têm banheiros compartilhados no estilo japonês.

Todos os hóspedes irão encontrar nos quartos o yukata, uma versão mais leve e casual do kimono, feito em algodão. Ele pode ser utilizado em todos os momentos durante a estadia no ryokan – nas refeições, para circular pelo local, para ir ao banho e para dormir.

A maioria dos ryokans tem como atividade principal os onsens, ou banhos quentes. Eles fazem parte da área comum e são separados em feminino e masculino. Vale lembrar que para entrar na água é preciso estar sem roupa.

Outro grande destaque são as refeições. O jantar costuma fazer parte da estadia, é bastante elaborado e preparado cuidadosamente, geralmente no estilo kaiseki ryori, que inclui vários pratos e teve origem séculos atrás nas cerimônias de chá. O café da manhã é no estilo japonês, com arroz, sopa, peixe grelhado entre outros.

Os ryokans mais tradicionais são encontrados nos arredores de Tokyo e Kyoto, em cidades como Hakone, Izu, Shibu, Arima ou Kurama. As reservas devem ser feitas com antecedência, pois eles precisam se planejar para preparar as refeições. A forma mais fácil é online.

A ideia é proporcionar a vivência do estilo de vida japonês, portanto atendimento e hospitalidade também seguem o tradicional. É, com certeza, uma experiência diferente que deve ser vivida durante sua viagem ao Japão.

(Imagem: Wataya Ryokan | Crédito: theCarol via Visual hunt)