Sapporo Snow Festival

O Sapporo Snow Festival, ou Sapporo Yuki Matsuri como é conhecido no Japão, é um dos eventos de invernos mais conhecidos do país e atrai milhões de turistas para a região de Hokkaido, que vão para ver as impressionantes esculturas feitas de neve e gelo.

O evento surgiu em 1950, com estudantes brincando de fazer esculturas de neve, e cresceu de forma extraordinária. É realizado no mês de fevereiro no Odori Park, com duração de 7 dias. As esculturas de gelo se concentram nas ruas do distrito de Susukino, próximo ao parque. A entrada é gratuita.

É possível ver réplicas de monumentos e castelos, personagens de desenho animado, bonecos de neve e representações culturais. Ou o que a imaginação dos artistas permitir. A quantidade de detalhes e o tamanho das esculturas impressiona muito, chegando a 15 metros de altura. Quando o sol se põe, uma iluminação azulada toma conta o local, deixando-o ainda mais bonito.

Outros atrativos de inverno também são preparados, como tobogãs de neve, pista de patinação e shows para as crianças. Como em todo festival japonês, barracas de comidas típicas e bebidas se espalham pela região de Tsu Dome Site, um pouco mais afastada.

O Odori Park fica na região central, próximo à estação de metrô Odori. O acesso é fácil para quem sai de Tokyo ou do aeroporto Chitose, basta ir de trem até a estação Sapporo e pegar o metrô até Odori, apenas uma estação. Susukino fica mais uma estação a frente, embora essa distância possa ser feita a pé. Já para Tsu Dome Site, é preciso tomar a Toho Subway Line até a Sakaemachi Station.

Site oficial Sapporo Snow Festival: http://www.snowfes.com/english

(Imagem: Sapporo Snow Festival 2015 | Crédito: かがみ~ via Visual hunt)