Subindo o Monte Fuji

O Monte Fuji, ou Fuji-san como dizem os japoneses, é a montanha mais alta do país, com 3776m, e um dos cartões postais mais conhecidos da terra do sol nascente. Na verdade, ele é um vulcão ativo com baixo risco de erupção. Você sabia que é possível subir até o seu topo e ver de perto sua cratera, que tem 1600m de diâmetro? Esse desafio exige um certo esforço físico e como recompensa, você terá uma bela vista, além de estar acima das nuvens e poder ver o nascer do sol. É um momento mágico!

Cerca de 200 mil pessoas sobem o Fuji-san todos os anos. O período mais indicado é nos meses de julho e agosto, o verão japonês, quando o frio é menos intenso e o local possui melhor estrutura para receber os visitantes. São 4 rotas principais para a subida: Yoshida, Subashiri, Gotemba e Fujinomiya. Cada uma delas tem 10 estações, onde você encontra local de descanso, comida e máquinas de bebidas. A subida até a quinta estação é de ônibus, depois disso é só a pé.

Geralmente a caminhada começa a noite para que o nascer do sol seja visto lá de cima. São entre 4 e 10 horas de caminhada, tempo que varia de acordo com a trilha escolhida, o tempo de paradas para descanso e o preparo físico de cada um. Faz frio no topo e a sensação térmica chega a ser de grau negativo. É altamente recomendado ir com roupas e sapatos apropriados para trekking e importante levar lanterna, água e comida para todo o trajeto (dá para comprar no caminho, mas os preços são salgados).

O Monte Fuji fica entre as províncias de Yamanashi e Shizuoka e a mais ou menos 60 quilômetros de Tokyo. Os ônibus para a 5a estação de Fujinomiya partem das estações Fujinomiya (JR Minobu Line), ou Shin-Fuji (JR Tokaido Shinkansen Line). Para as rotas Gotemba ou Subashiri, o transporte sai da estação Gotemba (JR Gotemba Line). E para trilha Yoshida, vá até a estação Fujisan/Kawagushiko (Fujikyu Railways – essa linha não aceita o JR Pass), ou pegue um ônibus direto da Shinjuku Station, em Tokyo.

(Imagem: Monte Fuji | Crédito: Travelbusy.com via Visualhunt.com / CC BY)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>