Takyubin – viajar sem malas no Japão

Viajar de trem pelo Japão é muito tranquilo. A malha ferroviária abrange quase o país inteiro, os trens são limpos, pontuais e o serviço muito bom. Some isso à localização das estações, sempre centrais e conectadas com metrô ou ônibus. Com certeza, uma opção rápida e prática para se locomover, de norte a sul.

Há um ponto que incomoda, porém. Dependendo do trajeto é preciso trocar de trens ou mesmo fazer baldeações no metrô para chegar no destino final. Isso não é tão simples assim se a quantidade de bagagem for grande. As vezes é preciso atravessar a plataforma para encontrar um elevador ou encarar as escadas carregando as malas na mão mesmo. Vagões cheios também são um desafio, sem falar de quando estamos atrasados e temos que correr para não perder o trem, carregando um monte de coisas.

E se fosse possível enviar as malas de um hotel para o outro? Há em todo o Japão um serviço chamado takyubin, uma entrega porta-a-porta (de bagagens ou de outros pacotes). O trabalho das empresas é confiável e valor, bem razoável. Ele é calculado de acordo com o volume e peso das malas e também varia conforme a distância.

Pode ser agendado online ou você pode levar suas malas até um ponto de atendimento. Geralmente há balcões nos aeroportos, muitas das lojas de conveniência também fazem este serviço ou deixe sua bagagem em uma das lojas da empresa. No entanto, a forma mais fácil é contratar o serviço via recepção do seu hotel (mais fácil impossível). É preciso preencher um formulário (em japonês), para isso tenha o endereço de destino. Se estiver no hotel, peça ajuda para quem te atender. Se estiver despachando por conta, veja as orientações aqui.

Sempre pergunte o prazo de entrega para evitar dores de cabeça. Eles costumam entregar de um dia para o outro ou em dois dias quando o destino é o aeroporto ou a distância é muito grande, mas isso pode variar conforme o destino, a demanda ou o tamanho e quantidade de bagagens. Se for enviar as malas para um hotel, avise-os e confirme se podem recebê-las. Esse serviço é especialmente útil na parte final da viagem, quando você pode enviar direto para o aeroporto malas com compras, roupas sujas ou itens que não serão usados mais. Depois, basta pegar no balcão da empresa e despachar no momento do check in do vôo.

(Imagem: (Takyubin) Package Delivery Service | Crédito: abuckingham via Visual hunt)